No Festival de Cannes para apresentar ao mercado o longa sobre Carolina Maria de Jesus, a atriz e produtora Maria Gal esteve com a Ministra da Cultura Margareth Menezes e a Secretária do Audiovisual Joelma Gonzaga.
“Durante minha conversa com a ministra Margareth Menezes, falamos sobre o momento maduro e potente que vive o cinema nacional. Comentei que estamos no Festival de Cannes 2025 em busca de agentes de vendas e coproduções internacionais, para o nosso longa sobre Carolina Maria de Jesus, dirigido por Jeferson De, com produção da Move Maria, Globo Filmes e Raccord Produções. Conversamos também sobre a importância de termos histórias diversas nas telas — e como o Brasil tem uma riqueza única de narrativas que o mundo precisa conhecer”, conta Maria Gal, que viverá uma das maiores autoras da literatura brasileira. Além de protagonizar o filme, ela também assume a produção do projeto.
As gravações de “Carolina” estão previstas para acontecer no segundo semestre de 2025, no Rio, em São Paulo e Cataguases (MG), cidade natal da autora. “Falar sobre Carolina Maria de Jesus é falar sobre uma voz universal”, afirma Maria Gal.
Uma coprodução Move Maria, Raccord Produções, Buda Filmes e Globo Filmes, “Carolina” tem como missão levar para as telonas a grandiosidade de uma das maiores autoras brasileiras e a primeira escritora negra do Brasil a vender mais de um milhão de livros. O filme contará a história de Carolina Maria de Jesus, que, com apenas dois anos de educação formal, publicou “Quarto de Despejo”, sucesso editorial que rompeu barreiras e foi traduzido para mais de 40 países. A distribuição do filme é da Elo Studios.