Publicidade

Documentário “Pai Pote, o Filho de Ogum” tem pré-estreia durante Bembé do Mercado

Com direção de Laís Lima, filme traz registros do Babalorixá no Brasil, EUA e Europa
Documentário “Pai Pote, o Filho de Ogum” tem pré-estreia durante Bembé do Mercado

Publicidade

A história da vida de José Raimundo Lima Chaves ganha as telas do cinema com a pré-estreia do documentário “Pai Pote, o Filho de Ogum”, no dia 16 de maio, às 18h, na Praça da Purificação, em Santo Amaro, durante a programação do Bembé do Mercado. Com direção da cineasta santoamarense Laís Lima, o documentário abordará a história da vida de Pai Pote, um homem negro, gay e Babalorixá de Santo Amaro, responsável por disseminar a cultura do Recôncavo e do Candomblé em diversos países do mundo, como Estados Unidos, Portugal, França, Alemanha, entre outros.
 

“Acredito na força do cinema documentário e é através dessa linguagem que venho contando a história do meu povo e da nossa cultura. Hoje Pai Pote é uma das principais lideranças religiosas da Bahia e o tempo de convivência e amizade com ele despertou em mim essa vontade de fazer um filme contando a sua história. Lembro bem da primeira vez em que pensei nisso, em maio de 2021, durante o Bembé do Mercado, ainda na pandemia. Conseguimos fazer o filme e exibi-lo aqui, durante o Bembé, é pra mim a exibição mais importante. É uma oportunidade da comunidade assistir ao filme que produzimos na cidade nesse último ano, e o Bembé hoje é grande parte da vida de Pai Pote, pra mim é muito significativo fazer essa estreia durante a festa”, explica a cineasta Laís Lima, que dirige seu primeiro longa-metragem. Este também o primeiro realizado realizado em Santo Amaro por uma filha da terra.

https://www.instagram.com/paipote.ofilme/p/DAYWxoCuym_/


 

A narrativa do filme registra três grandes eventos anuais que acontecem na agenda de Pai Pote, são eles: a Lavagem da Purificação, que acontece em meio aos festejos sagrados e profanos de Nossa Senhora da Purificação, no final do mês de janeiro, onde Babalorixá conduz o cortejo das baianas pelas ruas da cidade. O Segundo é o Bembé do Mercado, que acontece sempre em dias próximos ao 13 de maio, data do seu primeiro acontecimento. E o terceiro e último grande evento é a Lavagem de La Madeleine, em Paris, na França, onde Pai Pote participa como principal liderança religiosa desde a sua primeira edição, no ano de 2001.

“Quando escrevi a proposta do filme, imaginei que acompanharia um ano na vida de Pai Pote, que tem uma agenda bastante movimentada, no Recôncavo e fora do país. Fazer cinema documentário é um ofício cheio de desafios e filmar festejos importantes tem seu peso. Filmamos em Santo Amaro, em Paris, e também na 1ª Caminhada contra a Intolerância Religiosa de Lisboa, em Portugal. Eu já acompanho o Pai Pote há muito tempo, mas acompanhá-lo neste último ano foi muito especial. Lembro que quando estávamos na UNESCO, com a embaixadora do Brasil da entidade, eu fiquei bastante emocionada com a grandiosidade de Pai Pote, com seu trabalho incansável com o Bembé do Mercado. Nós estávamos ali, em um lugar que pouca gente tem acesso e Pai Pote tornou isso possível. Como um bom homem de Ogum, ele abre caminhos”, comenta a cineasta.


Pai Pote e Ogum, orixá que governa a vida e destino, estão entrelaçados desde seu nascimento. O Babalorixá nasceu na Rua Barão de Vila Viçosa, onde existe uma linha de trem de ferro, e é conhecida como Rua da Linha da Rede Ferroviária Federal. Já Ogum é o orixá dono das estradas de ferro e dos caminhos. Pai Pote também tem uma relação direta com o Bembé do Mercado, considerado o maior Candomblé de rua do mundo.


O Babalorixá tem dedicado sua vida à incansável luta pelo reconhecimento e valorização do Bembé, uma manifestação religiosa de matriz africana, secular, que completa 136 anos. Patrimônio Imaterial da Bahia pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, graças aos esforços de Pai Pote que desde a sua fundação é o presidente da Associação Beneficente Bembé do Mercado.
 


 

Serviço

O Quê? Pré-estreia do documentário “Pai Pote, Filho de Ogum”

Quando? 16 de maio, às 18h

Quanto? Gratuito

Onde? Praça da Purificação, Santo Amaro-BA

Acompanhe no Instagram: paipote.ofilme

Publicidade

Última atualização em: 10 de maio de 2025 às 16:31

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Área para Anúncios

Seus anúncios aqui (área 365 x 300)

Publicidade

Matérias Relacionadas

Se inscreva na nossa Newsletter 🔥

Receba semanalmente no seu e-mail as notícias e destaques que estão em alta no nosso portal

Categorias

Publicidade

Links Patrocinados