A Netflix anuncia patrocínio cultural no valor de R$ 5 milhões para a Cinemateca Brasileira, como parte do projeto de Restauração, Modernização e Ampliação do Complexo Arquitetônico da instituição. A iniciativa, aprovada pelo PRONAC 235047, por meio da Lei Rouanet, marca a primeira vez que a Netflix utiliza esse mecanismo de incentivo cultural para apoiar a cultura e o audiovisual no Brasil.
O investimento será aplicado na reestruturação e modernização da Sala Oscarito, que foi a primeira sala de projeção da atual sede da Cinemateca, inaugurada em 1997. As obras incluem adequações às legislações vigentes, melhorias nas instalações técnicas e modernização do sistema de climatização, visando garantir acessibilidade e adotar tecnologias que tornem o ambiente mais atual e eficiente. Com este acordo, a Netflix se torna a primeira empresa da iniciativa privada a fazer parte do projeto de revitalização e modernização da Cinemateca Brasileira desde sua reabertura em 2022.
“É uma alegria contribuir para a revitalização de um espaço tão importante para a história do cinema brasileiro. Preservar a memória audiovisual é fundamental para manter viva a cultura brasileira, garantindo que as futuras gerações conheçam e valorizem a riqueza de seu cinema. A Netflix sempre apoiou e seguirá apoiando o cinema nacional, investindo em tecnologia, infraestrutura e, principalmente, em histórias que refletem a diversidade e o talento do nosso país”, celebrou Elisabetta Zenatti, vice-presidente de Conteúdo da Netflix no Brasil.
“A modernização da Sala Oscarito é um passo importante na revitalização da Cinemateca Brasileira. Esse esforço não só contribui para preservar nosso patrimônio audiovisual, mas também reposiciona a Cinemateca como um espaço de referência na exibição cinematográfica e audiovisual”, destacou Maria Dora Mourão, diretora-geral da Cinemateca Brasileira.