Publicidade

  Autor destrincha problemas crônicos do Brasil no livro “Uma Negra Comédia”

O protagonista-narrador de Uma Negra Comédia permanece sem nome do início ao fim

Publicidade

O protagonista-narrador de Uma Negra Comédia permanece sem nome do início ao fim. Talvez em razão de ser uma história parecida com a de muitos brasileiros, mas também porque a própria narrativa em primeira pessoa já torna sua vida tão única que dispensa uma identidade definida. Neste novo livro de Fábio Gonçalves, o personagem principal é um garoto que cresce e tenta se compreender no mundo diante de uma realidade violenta na periferia de São Paulo.

Nascido nos anos 1990, mora no Jardim Luso, favela que faz divisa com Diadema, à época considerada a cidade mais perigosa do Brasil. Filho de uma família de quatro irmãos de diferentes pais, muitas vezes assume o papel de cuidador da casa enquanto a mãe trabalha como empregada doméstica em uma região nobre da capital e lida com as agressões do padrasto, o proprietário do cortiço onde todos residem.

O protagonista-narrador de Uma Negra Comédia permanece sem nome do início ao fim
C´redito: Edvania Moreira

Neste contexto, o garoto relata experiências íntimas sobre amor, amadurecimento e perspectivas de futuro ao passo que é constantemente impactado por questões externas. Enquanto experimenta felicidades e frustrações do primeiro romance na infância, descobre as consequências fatais do crime, entende a influência do tráfico na comunidade, encara a falta de oportunidades para os jovens periféricos, percebe os impactos da violência doméstica e compreende as nuances das desigualdades socioeconômicas.

Em Uma Negra Comédia, os leitores adentram o universo íntimo do narrador, mas também se conectam com os personagens ao seu redor. Nandinho é o irmão mais velho, um homem carismático, pagodeiro e mulherengo que tenta o sucesso fora da favela; Sofia é uma pessoa com deficiência e precisa de cuidados, mas é negligenciada pela mãe que lida com a falta de tempo e a saúde fragilizada; Luana é a caçula, que se torna independente rápido demais; Dona Marta é a matriarca, que saiu da roça de Minas Gerais para trabalhar na metrópole; e Mestre Caruso é um professor de karatê que tenta transformar a vida dos jovens pelo esporte.

FICHA TÉCNICA

Título: Uma Negra Comédia
Autor: Fábio Gonçalves
Editora: Danúbio
ISBN: 9786588248423
Páginas: 228
Preço: R$ 81,20 (físico) | R$ 23,90 (e-book)
Onde comprar: Amazon

Publicidade

Última atualização em: 19 de maio de 2025 às 12:30

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Área para Anúncios

Seus anúncios aqui (área 365 x 300)

Publicidade

Matérias Relacionadas

Se inscreva na nossa Newsletter 🔥

Receba semanalmente no seu e-mail as notícias e destaques que estão em alta no nosso portal

Categorias

Publicidade

Links Patrocinados