No mês em que se comemora o “Dia Mundial da África”, o Rio de Janeiro receberá um novo marco na luta por educação antirracista e valorização da cultura afro-brasileira. No dia 29 de maio, quinta-feira, às 10h, será lançada oficialmente a Escola Olodum Rio, na Gamboa – coração da Pequena África – no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), administrado pela Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Cultura
No mesmo dia do evento, haverá o lançamento do livro “Pedagogia Olodum – Epistemologia do Samba-Reggae”, de Mara Felipe, obra que sistematiza a metodologia educativa do Olodum e sua contribuição histórica à luta antirracista no Brasil.
Inspirado na bem-sucedida experiência da Escola Olodum, criada em Salvador (BA), o projeto carioca traz para o cenário cultural do Rio uma proposta inovadora de formação cidadã por meio da arte e da cultura afro-brasileira. O projeto oferece cursos gratuitos para alunos a partir de 10 anos nas áreas de Percussão Samba-Reggae, Canto Coral e Dança Afro, permeado de uma “Afrobetização cidadã”.

“A Escola Olodum Rio não se resume ao uso da marca. Trata-se de uma verdadeira transferência de tecnologia social do Olodum, com formação direta de educadores cariocas por profissionais da Escola Olodum da Bahia, em uma conexão legítima com a metodologia original do Olodum” afirma Mara Felipe, conselheira pedagógica do Olodum.
_Nosso objetivo é valorizar a herança africana, formar a juventude com consciência e oferecer ferramentas para um futuro digno e cheio de possibilidades. O tambor ensinará mais que ritmo: ensinará identidade, letramento racial, educação financeira e empreendedorismo – destaca Ana.
·
Serviço
Evento: Lançamento da Escola Olodum Rio + Lançamento do livro Pedagogia Olodum – Epistemologia do Samba-Reggae – de Mara Felipe. Entrada franca.
Data: 29 de maio de 2025 (quinta-feira)
Horário: 10h
Local: MUHCAB – Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Rio de Janeiro – RJ
Informações: (21) 97521-7552
Instagram: @escolaolodumrio