Entre os dias 3 e 7 de junho, a Universidade Sorbonne Nouvelle, em Paris, será palco do encontro internacional À Nous Le Cinéma!, que reunirá jovens cineastas, educadores e realizadores de 15 países integrantes da rede mundial ‘Cinema, cem anos de Juventude’. Em 2025, o evento ganha um significado especial ao comemorar os 30 anos da iniciativa, nascida na França em 1995, durante o centenário do cinema.
A participação de escolas públicas brasileiras acontece graças à ação do Programa Imagens em Movimento, que há 15 anos promove oficinas de cinema em escolas públicas. Nesta edição, dois alunos – Sophia Ribeiro e Erik Richard – da Escola Municipal Brant Horta, localizada na Penha Circular, no Rio de Janeiro, foram selecionados para participar presencialmente do encontro. Eles apresentarão e debaterão o curta-metragem de ficção “Axé, Iara”, que foi realizado coletivamente ao longo do ano pelos alunos da escola, inspirado no tema “Indivíduo, Grupo e Comunidade”.
O curta aborda a história de Iara que foi criada dentro da cultura e da tradição do candomblé. Aos 12 anos, ela começa a descobrir que muitos não vêem com bons olhos a sua religião.No encontro internacional À Nous Le Cinéma!, mais de 500 participantes – entre estudantes, professores e cineastas de diversos contextos culturais e sociais – estarão presentes para compartilhar produções audiovisuais desenvolvidas a partir de uma metodologia pedagógica comum, focada na educação crítica e criativa por meio do cinema.
Para Ana Dillon, diretora do Imagens em Movimento, o evento é uma oportunidade ímpar de valorização da escuta e da expressão dos jovens participantes. “Os estudantes são reconhecidos não apenas como protagonistas dos filmes, mas como verdadeiros autores. Eles compartilham suas vivências e processos criativos com um público extremamente diverso, promovendo o diálogo entre culturas diferentes, a partir de perspectivas singulares”, destaca.
O programa Imagens em Movimento (PIM) é uma iniciativa da ONG Raiar (Rede de Ações e Interações Artísticas), cuja missão é promover a arte e a cultura no âmbito da Educação Pública, com foco em experiências criativas e artísticas vivenciadas através da linguagem audiovisual, contribuindo para o desenvolvimento de práticas educativas inovadoras no ambiente escolar. O programa nasceu no Rio de Janeiro e desde 2022 alçou voo para outros estados: Espírito Santo, São Paulo e Bahia.