A exposição Carolinas, de portas abertas na CAIXA Cultural São Paulo desde 14 de março, recebe Lenny Blue para uma roda de conversa sobre a Luta Contra a Fome na obra de Carolina Maria de Jesus, além de uma oficina de escrita. A atividade é gratuita a partir das 14h.
Blue é advogada, militante e co-fundadora do MNU e a autora do livro “Idosidade: Crônicas de uma Mulher Negra para Inspirar Tâmaras”. A autora, que tem em Carolina Maria de Jesus inspiração no seu processo de escrita. abordará também a influência de Carolina Maria de Jesus no movimento negro principalmente no combate à desigualdade racial, que ocasiona a fome e no incentivo para que outras mulheres negras passassem a escrever sobre as suas vivências.
Realizada pela VIA Press, a exposição reúne 11 artistas negras contemporâneas, de diversas linguagens artísticas. A mostra busca destacar o legado de Carolina Maria de Jesus nas novas gerações e reforçar o impacto de sua multifacetada produção artístico-literária para a arte e cultura brasileira. A visitação é gratuita, de terça a domingo, das 8h às 19h e está disponível até o dia 18 de maio.
Obra Carolina é o Presente, de Gugie, e obra Diário, de Bianca Foratori
A mostra conta com obras de múltiplas técnicas e elementos, como pinturas, esculturas, bordados, entre outros, reunindo as artistas: Ana Paula Sirino, Antonia Maria, Bianca Foratori, Chris Tigra, Gugie Cavalcanti, Isa Silva, Mayara Amaral, Negana, NeneSurreal, Siwaju e Soberana Ziza. Reunidas, essas artistas apresentam obras que permeiam o universo de Carolina e/ou trazem referências em suas cores e simbologias.
A curadoria é assinada por Thais De Menezes e Vera Nunes. Thais é curadora e pesquisadora, tendo realizado diversas exposições nacionais e internacionais na cena de arte, cultura e educação; já Vera Nunes é uma das principais mulheres na liderança de projetos artísticos de grande escala no país e pesquisadora em arte pública, gênero, raça e interseccionalidades.
Sucesso na Bahia e em Fortaleza
Antes de chegar em São Paulo, terra natal de Carolina, a exposição passou por Salvador (BA), Feira de Santana (BA), e Fortaleza (CE). Em ambos os endereços, reuniu obras de artistas locais, de diversas linguagens artísticas, oferecendo uma experiência diferenciada sob o mesmo mote de homenagem ao legado da escritora.
SERVIÇO:
[Exposição] CAROLINAS
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP
Visitação: 14 de março a 18 de maio de 2025
Horário: de terça a domingo, das 8h às 19h
Classificação: Livre
Entrada Franca
Acesso a pessoas com deficiência