No dia 12 de junho, o Anexo Godê, espaço cultural no centro de São Paulo, receberá o segundo evento do Cartografias de Bambas, projeto que celebra a memória e homenageia os sambistas ligados a Barra Funda e sua contribuição fundamental para o samba paulista. Bamba é uma expressão brasileira que designa uma pessoa respeitada e experiente em sua área — neste caso, o samba.
A programação é realizada pela Iniciativa Negra — primeira organização negra dedicada a propor reformas nas políticas sobre drogas, segurança pública, e nos sistemas de justiça e saúde pública.
O propósito do evento é celebrar o encerramento da primeira fase do Cartografias de Bambas — que divulgou os baluartes da cultura local e representantes históricos do samba paulistano em uma exposição realizada em fevereiro deste ano. Agora, vai reunir o público novamente para memorar os registros visuais dessa pesquisa pela valorização da história e da cultura do samba paulistano, além da influência dos sambistas da Barra Funda nesse movimento.
Com o objetivo de propor uma vivência afetiva e coletiva através da exibição do minidocumentário produzido ao longo da pesquisa, será realizada uma roda de conversa que compartilhará os achados e as reflexões sobre a história dos sambistas da Barra Funda, além de intervenções poéticas. Estarão presentes expositores ligados à cultura negra e haverá apresentação da Velha Guarda Musical do Camisa Verde e Branco, símbolo da tradição e resistência do samba na cidade, que preparou repertório especial para a data.

A sessão será aberta dia 12, às 18h, seguindo-se uma intervenção artística do poeta, educador e documentarista, Akins Kintê, às 18h30. Em seguida, 18h45, será iniciada a mesa de debate Reflexões sobre os achados da Memória da Barra Funda, com mediação de Nathália Oliveira, socióloga, cofundadora da Iniciativa Negra e coordenadora geral do Cartografias de Bambas, e participações de Paulo César, doutor em sociologia e coordenador executivo do projeto e da pesquisa, Pedro Borges, jornalista fundador do portal Alma Preta Jornalismo, Bruna Imani, assessora de advocacy da Iniciativa Negra e do próprio Akins Kintê.
Às 19h45, será exibido um minidocumentário sobre o projeto intitulado Cartografias de Bambas. Na sequência, às 20h, assumirá o espaço a Velha Guarda Musical do Camisa Verde e Branco}, levando o samba de raiz da Barra Funda ao centro de São Paulo. O encerramento da noite ficará com duas intervenções poéticas de Akins Kintê, às 20h50 e às 21h20.
Em clima de Dia dos Namorados, data que coincide com a do evento, a campanha Beije sua preta no samba, beije seu preto no samba, idealizada pelo Movimento Negro Unificado (MNU), será o tema de toda a programação.
SERVIÇO
Evento: Cartografias de Bambas – Lançamento minidocumentário e publicação
Data: 12/06 (quinta-feira)
Horário: A partir das 18h
Local: Anexo Godê
Endereço: R. Conselheiro Nébias, 1517 – Campos Elíseos, São Paulo
PROGRAMAÇÃO
18h00 — Abertura da casa
18h30 — Intervenção Poética: Akins Kintê
18h45 — Mesa: Reflexões sobre os achados da Memória da Barra Funda
Mediação: Nathalia Oliveira
Convidados: Paulo César, Pedro Borges, Akins Kintê, Bruna Imani
19h45 — Exibição do Mini Documentário
20h00 — Apresentação da Velha Guarda Musical do Camisa Verde e Branco
20h50 — Intervenção Akins Kintê
21h20 — Intervenção Akins Kintê