Publicidade

“Isaura”, espetáculo que homenageia a bailarina Isaura de Assis, estreia em maio, no Rio de Janeiro

O projeto é uma produção da ELabore.kom e estreia no dia 2 de maio no Sesc Niterói e dia 3 no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro
"Isaura" é um espetáculo de dança que faz homenagem e conta a história da bailarina, professora e coreógrafa Isaura de Assis, uma das grandes referências das Danças Negras no Rio de Janeiro

Publicidade

“Isaura” é um espetáculo de dança que faz homenagem e conta a história da bailarina, professora e coreógrafa Isaura de Assis, uma das grandes referências das Danças Negras no Rio de Janeiro, idealizada pela também bailarina e coreógrafa, Aline Valentim. O projeto é uma produção da ELabore.kom e estreia no dia 2 de maio no Sesc Niterói e dia 3 no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro e tem como objetivo principal reverenciar a trajetória da artista que pertence a uma geração que marcou história, auxiliando na constituição e fundação do campo estético, político e artístico das danças negras cariocas.

Pensando no enfrentamento ao apagamento de histórias de mulheres negras, o espetáculo de dançarealiza temporada no Rio de Janeiro, no mês de maio, e conta com a preparação corporal de Mestre Manoel Dionísio, direção artística de Cátia Costa e musicistas convidados. “Isaura” leva ao público a história e o legado deixado pela bailarina, que é uma das pioneiras da dança negra na capital fluminense, além de reforçar a luta contra o apagamento de seu legado.

Aline Valentim | Divulgação

A ideia nasceu há alguns anos, depois de um encontro de uma ex-aluna de Dona Isaura e Aline e surgiu o desejo de levar a cena esta história de forma mais profunda e substancial. Segundo Aline, o espetáculo é um desejo de contar a história dessa linhagem, que engloba não só Isaura de Assis, mas também Dona Mercedes Batista, Mestre Dionísio e tantos outros que fizeram e fazem história nas artes e na dança e ela lembra ainda que a visibilidade dessas pessoas tem voltado aos poucos. “Como discípulo de Dona Mercedes, tudo que consegui na minha vida até hoje, foi dançando. Se eu tivesse seguido a carreira militar, eu não sei se seria tão feliz como sou fazendo parte da dança”, completa o preparador corporal.

SERVIÇOS:

Espetáculo Isaura

Centro Coreográfico do Rio de Janeiro

3 de maio, 19 horas

R. José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro

Teatro Carequinha

R. Oliveira Botelho, s/nº – Neves, São Gonçalo

18 de maio, às 19 horas

Classificação indicativa: Livre

Duração: 60 minutos

Lotação: Sujeito à lotação

Gênero: Dança

Publicidade

Última atualização em: 2 de maio de 2024 às 10:27

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Área para Anúncios

Seus anúncios aqui (área 365 x 300)

Publicidade

Matérias Relacionadas

Se inscreva na nossa Newsletter 🔥

Receba semanalmente no seu e-mail as notícias e destaques que estão em alta no nosso portal

Categorias

Publicidade

Links Patrocinados