O Sesc São Paulo realiza em todas as unidades na capital paulista uma série de atividades que integram a programação da Virada Cultural 2025, entre às 18h do sábado, dia 24 de maio, e às 18h do domingo, dia 25. As ações do Sesc na Virada Cultural acontecem nas unidades 14 Bis, 24 de Maio, Avenida Paulista, Belenzinho, Bom Retiro, Campo Limpo, Carmo, Casa Verde, Centro de Pesquisa e Formação, CineSesc, Consolação, Florêncio de Abreu, Interlagos, Ipiranga, Itaquera, Pinheiros, Pompeia, Santana, Santo Amaro, Vila Mariana e em frente a futura unidade, (Sesc Galeria), localizada na Praça Ramos de Azevedo, centro de São Paulo com opções gratuitas voltadas a diferentes faixas etárias, em áreas como Música, Teatro, Circo, Dança, Cinema e Artes Visuais.
Entre os destaques da programação, estão shows com Pato Fu, Tribo de Jah (Sesc Pompeia); Tasha & Tracie (Sesc Vila Mariana); Eletro Samba Groove (Sesc Santo Amaro); Otto (Sesc Pinheiros); Paulo Miklos, Luedji Luna Canta Sade (Sesc Itaquera); Filosofia Reggae, Planta e Raiz (Sesc Interlagos); Fat Family (Sesc Carmo); KL Jay e Família (Sesc Bom Retiro); Leci Brandão (Sesc 14 Bis); Nos Tempos da Soweto (Sesc Avenida Paulista).
Os espetáculos de teatro, circo e dança do Sesc na Virada incluem sessões das peças Cartas Libanesas – “Ayuni”, a obra reflete as dimensões da imigração libanesa (Sesc Ipiranga); Literatura em Cena: Dom Casmurro,com direção de Zé Henrique de Paula, um musical inspirado na obra de Machado de Assis (Sesc Santo Amaro); 2POR4, na montagem dois maestros desajeitados demonstram suas “habilidades” em uma disputa para decidir quem vai reger um quarteto de cordas, com o Grupo Esparrama (Sesc Campo Limpo); Big Bang,inspirado na Teoria do Big Bang, o espetáculo conta de maneira imagética o início e desenvolvimento da Terra, com a Cia. Biolumini (Sesc Santana). Ou 9 ou 80, com Cia Passim Cia de Dança, evoca as dificuldades de muitos jovens periféricos, como preconceito, racismo, homofobia, gordofobia e desigualdade social (Sesc Bom Retiro).
A Virada Fantástica no CineSesc exibe filmes com narrativas que celebram o realismo fantástico. O público poderá assistir Quero Ser John Malkovich,(EUA, 1999) e Salomé (Brasil, 2024). No Sesc Consolação, a exibição será do clássico do cinema nacional Lisbela e o Prisioneiro (2003), com trilha sonora ao vivo tocada por Cine Mancini Orchestra. E, no Sesc Belenzinho, o filme Bacurau (Brasil, 2019) é exibido com sonorização ao vivo.
As crianças podem aproveitar as atividades da Virada para ver espetáculos de música, circo e teatro: Bach, Bebês e Beatles, um concerto cênico de câmara para bebês, com Cia. Prana de Teatro (Sesc 14 Bis); La Toti – Yosmar Sanchez, um show circense da artista venezuelana, com malabares e técnicas tradicionais (Sesc Ipiranga); Alice no Seu Pequeno Grande Quarto das Maravilhas, depois de um dia tumultuado na escola, Alice se aventura em um mundo desconhecido, com o Grupo Arte Simples de Teatro (Sesc Santana).
Com horário especialmente estendido, o público poderá visitar algumas exposições em cartaz nas unidades, como é o caso de: Espelho do Poder (Sesc Avenida Paulista), concebida como show audiovisual pela dupla de artistas Bárbara Wagner & Benjamin de Burca; Lugar Público – Muntadas (Sesc Pompeia), com curadoria de Diego Matos, a mostra inédita do artista Antoni Muntadas convida a refletir sobre os limites e transformações dos espaços compartilhados; Pausa (Sesc 14 Bis), a artista visual Stela Barbieri reúne obras em grande escala que possibilitam o habitar e permanecer para refletir sobre a importância do ócio.
A futura unidade na Praça Ramos de Azevedo, (Sesc Galeria), atualmente em reestruturação, vai oferecer algumas atividades na área externa. Entre as atrações, Volta Negra pelo Centro da Cidade, uma caminhada que resgata memórias dos povos africanos em diáspora, com o Coletivo Cartografia Negra; Cidade Brinquedo, palhaços inventam brincadeiras junto com as crianças, com a Cia. Esparrama.
Ingressos
Para as atividades em espaços fechados ou delimitados os ingressos devem ser retirados antecipadamente, com limite de dois ingressos por apresentação adulta, para até três apresentações; e quatro ingressos por apresentação, para até três apresentações de espetáculos infantis. No dia 24 de maio, a retirada online, pode acontecer pelo site do Sesc São Paulo ou aplicativo Credencial Sesc SP, a partir das 12h. Já a retirada presencial, nas bilheterias das unidades, está liberada a partir das 16h. As exibições do CineSesc têm retirada de ingressos somente de forma presencial, na bilheteria da unidade, uma hora antes da respectiva sessão.
Outras informações e a programação completa estão disponíveis em sescsp.org.br/sescnavirada