Desde o dia 15 de maio, Zezé Motta retornou aos palcos com a peça Vou fazer de mim um mundo, para celebrar seus 80 anos, com a estreia de seu primeiro monólogo, em uma curta temporada no Centro no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. O espetáculo é uma adaptação da obra autobiográfica mais célebre de Maya Angelou , Eu sei por que o pássaro canta na gaiola , publicado em 1969 nos Estados Unidos. A encenação tem adaptação e direção de Elissandro de Aquino . A volta ao teatro acontece após uma década desde sua última participação em um espetáculo teatral, quando integrou o elenco de Intocáveis, com adaptação de José Rubens Siqueira .
Reconhecida como uma das autoras mais importantes dos Estados Unidos, Maya Angelou entrelaça, em seu livro de estreia, memórias da infância, traumas de violência, o amor pelas artes — em especial a dança — e o contexto político de um país mergulhado na segregação racial dos anos 1960. Além de escritora, Angelou foi dançarina, poeta, roteirista, professora e ativista dos direitos civis.
O título da autobiografia se inspira no verso “Eu sei por que o pássaro enjaulado canta”, do poema Sympathy , de Paul Laurence Dunbar . A imagem do pássaro enjaulado tornou-se símbolo da experiência negra frente à opressão racial, representando o anseio pela liberdade, a luta por voz e o desejo de existir plenamente diante da discriminação.
No palco, Zezé recita os textos em um ambiente intimista criado pelo artista plástico Claudio Partes , composto por uma plantação de algodão, nuvens e um livro do qual emergem as palavras.
A trilha sonora é executada ao vivo pelos músicos Mila Moura e Pedro Leal David , que expandem a cena com arranjos especialmente criados para o espetáculo. Inspirada nas raízes do blues e suas variações, a música é inspirada pela sonoridade dos anos 1930 e 1940 do sul dos Estados Unidos. E se entrelaça com elementos da cultura brasileira, incorporando composições de artistas como Dorival Caymmi, Luiz Melodia, Luiz Gonzaga, Milton Nascimento, Caetano Veloso e Seu Jorge
Serviço
Vou fazer de mim um mundo
Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul
Temporada: de 15 de até 1 de junho