O músico, cantor e compositor Adriano Grineberg vem mergulhando na obra do Dorival Caymmi desde 2023. Ele, que é conhecido como um excelente pianista e por sempre trazer uma visão peculiar do blues, enxergou diversas semelhanças entre os universos do estilo e de Caymmi e lançou o espetacular “Eufótico” em fevereiro de 2024.
Entusiasmado com o resultado e com a vasta obra de Caymmi, Adriano decidiu fazer um segundo projeto. Enquanto o álbum “Eufótico” focou nas canções praieiras, o próximo vai também percorrer os sambas de Caymmi. Depois de “Maracangalha”, lançado mês passado, hoje ele lança sua leitura para “Samba da Minha Terra” com participação do cantor e compositor baiano Lazzo Matumbi.
“Nossa versão carrega uma subversão tanto da parte do samba como também do blues. O impacto da obra de Caymmi veio trazendo isso no decorrer das gravações e isso é um processo profundo que vai acontecendo no decorrer do tempo. O resultado é uma mistura do autêntico samba com umas pitadas de samba rock. Vocês também vão notar algumas outras referências, como o zydeco (no uso da escaleta), de New Orleans, tudo numa sonoridade semi-acústica que seguimos mantendo, com violão, baixo acústico, piano, bateria, percussão, além do órgão Hammond e a guitarra” – explicou Grineberg.