O mês de abril teve música pra todos os gostos, mas quem dominou foram as faixas de funk e trap. Os artistas da cena mostraram que a criatividade segue em alta no gênero, com dezenas de singles e clipes chegando às plataformas. Mas teve espaço para o samba e nova MPB também.
Allyson – “São Jorge Ogum”
Cronista de seu tempo, o artista passeia entre a MPB e o Afropop mineiro para imprimir o toque das gerais, criando um novo termo para refletir sua musicalidade própria. “Nomeei Uaifrobeat um som que não tinha uma definição, era algo que fui condensando na minha cabeça para então começar a transformar em música. E assim fui mesclando a música brasileira com os ritmos negros e suas milhares de vertentes de Minas, do Brasil e do mundo que me atravessam”, lembra o artista.
DARUMAS – “Daruma”
O coletivo de música DARUMAS estreia seu primeiro single, “Daruma”, um envolvente funky pop latino, lançado pela Sony Music, com a mensagem de esperança, resiliência e amor, assim como o nome da banda.
Diogo Nogueira -“À Moda Antiga”
Não é de hoje que Diogo Nogueira é um apaixonado irreparável, o cara que ama amar, um incentivador dos momentos de amor inesquecíveis. Muitas de suas músicas retratam tão bem isso que fazem parte das trilhas sonoras de muitos casais.
“À Moda Antiga” é a uma das faixas, de um álbum que resgata as raízes do samba e do próprio Diogo, que explora a alma e a essência do amor, uma ode ao mais nobre dos sentimentos e, foi justamente ela, que sem nenhum esforço, caiu nas graças dos ouvintes virando um clipe feito com momentos que os próprios fãs trouxeram.
“THE BOX MEDLEY FUNK 2” – MC Cebezinho, MC Laranjinha, MC Tuto e MC Brinquedo
Após muitos pedidos e uma espera de mais de dois anos, chegou a vez do THE BOX MEDLEY FUNK 2. Contando com as participações de MC Cebezinho, MC Laranjinha, MC Tuto e MC Brinquedo, a música promete ter o mesmo sucesso da primeira edição, que conta com mais de 21 milhões de execuções nas plataformas digitais.
Um dos projetos mais bem-sucedidos no rap/trap, o THE BOX, que já está em sua sétima edição, volta ao funk com o mesmo conceito, colocar grandes nomes do segmento dentro de uma caixa verde para fazer o que sabem de melhor: cantar.
Mc Gabzin e Kevin O Chris – “Mina Sagaz”
O funk mineiro e melódico de Mc Gabzin encontra o funk carioca do hitmaker Kevin O Chris na inédita “Mina Sagaz”. Com beat romântico e o característico tamborzão, a música traz a marca de cada artista e promete agradar os fãs que esperavam ansiosamente por essa união.
Composta por Mc Gabzin e Henrique Douglas, a faixa conta também com produção do DJ SV. “Eu tô muito feliz com esse lançamento, é uma das músicas mais aguardadas pelos meus fãs, uma parceria que tem tudo pra dar certo”, comemora Gabzin. “Maneirão poder juntar o funk de várias partes do Brasil pra somar, e com Gabizin vai ser explosão”, compartilha Kevin O Chris.
Marivaldo dos Santos – “Sensação do Perigo”
Depois da direção musical de filme da Prime Vídeo norte-americana, baiano Marivaldo dos Santos apresenta novo trabalho da Quabales Banda. Hoje (19) a Quabales Banda, criada por Marivaldo dos Santos com músicos do Nordeste de Amaralina, lança o pagotrap “Sensação do Perigo”, uma composição de Marivaldo.
Paulo Miklos – “Pra Dizer Adeus”
Aos poucos o cantor e compositor Paulo Miklos vai revelando trechos do áudio-visual “Paulo Miklos ao Vivo”, que será lançado dia 3 de maio. Depois dos dois singles “Todo Esse Querer” e “Vou Te Encontrar”, gravados originalmente nos álbuns “Do Amor Não Vai Sobrar Ninguém” e “A Gente Mora no Agora” respectivamente, ele lança sua versão ao vivo para “Pra Dizer Adeus”, sucesso dos Titãs interpretado por Miklos no “Acústico MTV”.
“Incluir a canção “Pra Dizer Adeus” no repertório deste novo registro ao vivo foi muito importante. Acho que a minha maneira de interpretar essa música foi melhorando com o tempo, e eu quero dividir isso com o público. Ela, sem dúvida, é um dos maiores sucessos da minha carreira. E aonde vou, tenho que cantá-la. O que faço com muito prazer!” – declarou Miklos.
Danzo – A Peça Final
Em meio à uma indústria em que as tendências disputam a atenção do público, alguns artistas escolhem caminhos menos óbvios. Danzo é um deles. O artista mergulha ainda mais em sua própria narrativa e influências e, depois da mixtape O Cenário Certo Pro Teatro Perfeito, que conquistou mais de 45 milhões de streamings nas plataformas digitais em 2023, ele retorna, agora, com A Peça Final, projeto que abre um novo capítulo de sua jornada musical.
Brisa Star – Refil
A jovem artista, que é um dos destaques do piseiro no Brasil, lança o single inédito “Refil”. Brisa entregou seu lado mais romântico no recente bundle “Recados Pra Você”, e agora mostra maturidade com uma música recheada de dança e movimento, incluindo clipe gravado no 12 do Cinga, famoso por seus bailes em São Paulo, com coreografia da Ingrid Gabrielle.
Kygo, Zak Abel e Nile Rodgers – “For Life”, com
O astro mundial, produtor e DJ Kygo lança seu novo single e videoclipe, “For Life”, com Zak Abel e Nile Rodgers, via RCA Records. Com a voz de Zak Abel e a guitarra de Nile Rodgers, as melodias cativantes da música evocam um sentimento de euforia.
Felp 22 – “Melhor Momento pt. 2”
Felp 22 lançou na noite desta quinta-feira, em todas as plataformas de streaming via ONErpm – além de clipe para a faixa foco no YouTube, o álbum “Melhor Momento Parte II”. O trabalho destaca a jornada emocional, do artista, com reflexões sobre suas experiências vividas nos últimos anos.
“A ideia desse álbum é transmitir a verdade e todas as minhas experiências vividas com amigos, no bairro que eu cresci e ao redor do mundo que eu pude conhecer. Os últimos anos, cheios de sentimentos como felicidade, tristeza, dor e revolta, estão tudo nessas letras” afirma Felp, que ainda liderou toda a direção do disco em conjunto com os beatmakers, entre eles Castelo Beats, que ainda assina a faixa foco, “Santa Marta”.
MaLu e Salgadinho – “Pensa Bem”
“Pensa Bem” é a mais nova canção de MaLu, disponível nesta sexta-feira, 19 de abril em todas as plataformas digitais via ONErpm. O single é uma colaboração com o cantor e compositor Salgadinho.
A música aborda o término de um relacionamento e uma última tentativa de reconciliação, deixando claro que não haverá como voltar atrás. Com produção musical de Rodriguinho, a faixa é destacada como o carro-chefe da segunda parte do projeto “Pagode da MaLu”, que inclui três faixas inéditas e um clipe emocionante.
Suraras do Tapajós – “Coiab – Senūisáwa yané mirasá supé”
O grupo Suraras do Tapajós lançou em todas as plataformas de streaming, via ONErpm, o single “Coiab – Senūisáwa yané mirasá supé” (frase em Nheengatu – língua desenvolvida a partir do Tupinambá), que em português significa “Chamado ao nosso povo”. A música é uma homenagem aos 35 anos da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), representando politicamente os 180 povos indígenas do bioma amazônico.
Gaby Amarantos e Banda Uó – “Me Libera”
O encontro do tecnobrega e do pop do Pará e de Goiânia já tem data marcada. Uma nova versão de “Me Libera” na voz de Gaby Amarantos e da Banda Uó chega nas plataformas digitais à meia-noite do dia 19 de abril pronta para animar todas as pistas. A releitura pop desse clássico do tecnomelody nacional é anunciada com um videoclipe que será lançado na próxima quarta-feira, 24 de abril, e shows especiais com o grave lá no alto.
Boombeat, Urias e Duquesa – “Chata”
Boombeat convidou Urias e Duquesa para refletir sobre o que é ser “Chata”. O single chega às plataformas nesta quinta-feira (25), às 21h, e traz a personalidade de cada uma das artistas em versos que mesclam o Rap a um Pop envolvente. A faixa reflete sobre nossos próprios limites e a imposição de ser vista como chata por se posicionar em situações que vão contra as próprias vontades.
Ryu, the Runner, Yunk Vino, Teto – Embalo
Nome em ascensão no trap nacional, o rapper Ryu, The Runner apresentou seu novo single “Embalo”. A faixa, que conta com participações especiais de nomes promissores da cena, como Teto e Yunk Vino, traz conceitos visuais e referências à mitologia grega, de forma subjetiva e etérea – elementos esses que farão parte da construção do álbum do cantor, que chega ao público em breve.
Grupo Benzadeus – Energia Benzadeus
O Grupo Benzadeus, grupo de pagode brasiliense, lança pela Som Livre o álbum “Energia Benzadeus”. Segunda parte de um projeto iniciado em fevereiro deste ano, o lançamento conta com a participação de Dilsinho, na faixa destaque “Despedida de Solteiro”.
Francisco, el Hombre e Pato Fu – “OUTONO”
“OUTONO” foi composta por todos os membros da Francisco, el Hombre em Valparaíso, no Chile, onde as estações são muito marcantes – dando, assim, muito destaque à passagem do tempo. Já disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm, a nova faixa de “HASTA EL FINAL” descreve as metamorfoses presentes na vida.
Afro Honey – “Axei na Xein”
Afro Honey, a emergente e provocativa voz do cenário musical contemporâneo, está pronta para deixar sua marca com o lançamento de seu mais recente single, “Axei na Xein”. Produzido pelo renomado BM Ally, o trap inovador promete agitar o mundo da música e da moda, desafiando convenções e provocando reflexões sobre autenticidade e estilo.
“Axei na Xein” mergulha no universo da moda com uma perspectiva única, questionando a falta de originalidade e a conformidade com padrões predefinidos que permeiam a indústria. A música desvenda a ironia por trás do que é considerado “descolado”, expondo como até mesmo os movimentos que supostamente desafiam o status quo muitas vezes acabam por se encaixar em moldes preestabelecidos.
Titãs e Vitor Kley – “Marvin”
Titãs gravaram o programa Titãs Microfonado, dirigido por Rick Bonadio no Estúdio Midas, em uma releitura intimista de alguns de seus sucessos, além de canções do recente álbum Olho Furta-cor, com a presença dos convidados Ney Matogrosso, Preta Gil, Lenine, Vitor Kley, Major RD, Bruna Magalhães e Cys Mendes.
THAMI – “Caminhando em Ré”
THAMI é especialista em transformar as suas experiências em arte. Reconhecer cada processo, aprender e falar sobre eles não é tão fácil quanto parece. Mas, para THAMI cada vivência pode ser compartilhada e servir de inspiração. Primeiro, a artista veio com o pé na porta na faixa corajosa e libertadora “Deixa Queimar”, depois refletiu que precisamos entender a diferença de solidão e solitude com “Quando Acordar”, e no último single que antecede o disco, a cantora e compositora fala de saber andar para trás quando for preciso em “Caminhando de Ré.
Abayomi e Becca Perret – “Encontro Precioso”
O cantor e compositor Gabriel Abayomi, revela no próximo dia 26 de abril, em todas as plataformas de streaming, via ONErpm além de audiovisual em seu canal no YouTube, a segunda música do projeto “Encontro Precioso” com o lançamento de “Seja do Jeito Que For”, que sucede a faixa “Farei”. A música é uma balada romântica e tem a participação especial de uma das principais expoentes da nova MPB, Becca Perret.
Normani e Gunna – “1:59”
“1:59” se desenrola de forma sedutora sobre melodias suaves de guitarra enquanto Normani aborda um possível amante, ponderando provocativamente suas possibilidades íntimas. Com suas letras sugestivas e ritmo contagiante, a faixa exala uma atração inegável. O registro encapsula a jornada de Normani ao abraçar sua divina feminilidade, misturando sensualidade com domínio de uma forma que parece autêntica e empoderadora.
Kamaitachi – “Sr. Sono”
Conhecido por engajar seus fãs com suas narrativas sombrias e complexas, o artista carioca Kamaitachi está de volta com um novo single, “Sr. Sono”. Lançada nesta sexta-feira (26), a faixa continua seu projeto de animações, “Fábrica de Histórias Kamaitachi (FHK)”, existindo no mesmo mundo do sucesso “O Sono de Emily”.
Edgar – “Relatos Selvagens”
Depois de “Original de Quebrada” ele lança “Relatos Selvagem”, um funk/trap que dialoga bastante com ritmos étnicos buscando um clima árabe. “Isso faz parte de uma pesquisa que venho fazendo de misturar funk com timbres árabes, melodias, samples e tal, experimentando novos sons” – comentou Edgar.
“Corpos” – Ally Akin ft Laady B
Combinando uma sonoridade cativante com uma mensagem poderosa, “Corpos” mergulha nas profundezas do amor e dos momentos especiais compartilhados por um casal negro. A faixa é uma verdadeira ode à beleza e à intimidade encontradas nos relacionamentos, com letras que capturam a essência da conexão humana em sua forma mais pura.