Quando migrou para São Paulo, em 1965, Gilberto Gil ainda não se dedicava inteiramente à música, mas foi na cidade que ele começou a mostrar o seu talento para todo o Brasil, ao se destacar no programa O Fino da Bossa, exibido pela Record e apresentado por Elis Regina. A turnê TEMPO REI marca o retorno de Gil — 60 anos depois — para a capital paulista, e de forma emblemática, com quatro noites (11, 12, 25 e 26 de abril) com sold out de ingressos e 200 mil pessoas no Allianz Parque, na Zona Oeste de São Paulo, contemplando a arte de Gil em 2 horas e 30 minutos de show. Agora, a cidade que foi palco de tantos momentos especiais da carreira de Gil, ganha mais uma oportunidade de celebrar sua musicalidade, no dia 18 de outubro de 2025, quando ele retorna ao Allianz Parque com um show extra da tour. A venda geral começa ao meio-dia, do dia 15 de maio, ambas no site da Eventim (acesse aqui).
Gilberto Gil vem amadurecendo a ideia de não realizar mais turnês há algum tempo (!). É uma reflexão que ele enxerga como natural e a decisão visa diminuir a intensidade de sua agenda. Há também uma mudança de perspectiva: agora menos centrada no plano material e mais próxima à espiritualidade. A turnê TEMPO REI será a experiência de celebrar a ampla obra musical do cantor e compositor baiano, trilha sonora que está enraizada na cultura do país, além de estar presente no DNA de todo brasileiro.
O desafio da última turnê TEMPO REI será, justamente, o de condensar esse tesouro nacional e levá-lo para o palco, enaltecendo o cancioneiro e os vários Gilbertos que conhecemos: o cantor e compositor; o tropicalista que foi preso pela ditadura militar e se exilou em Londres; o Ministro da Cultura; o imortal da Academia Brasileira de Letras; o Doutor Honoris Causa pela Berklee College of Music, em Boston (EUA); o que detém o título de “doutor honoris causa” da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); e o patriarca de uma família musical.
Com direção artística de Rafael Dragaud, direção musical de Bem Gil e José Gil e acompanhado por uma mega banda composta por Bem Gil (guitarra/baixo), José Gil (bateria), João Gil (guitarra/baixo), Nara Gil (voz), Mariá Pinkusfeld (voz), Diogo Gomes (sopro), Thiago Oliveira (sopro), Marlon Sete (sopro), Danilo Andrade (teclado), Leonardo Reis (percussão), Gustavo Di Dalva (percussão), Mestrinho (sanfona) e ainda um quarteto de cordas, Gilberto Gil fará uma apresentação que celebrará de forma imersiva e sensorial a entidade mais intrigante da experiência humana: o TEMPO. Lembrando que, para Gil, o tempo é simplesmente o AGORA. E esse é o convite e a proposta do artista: embaralhar as cartas de sua própria história e viver junto com seu público um espetáculo que o Brasil e o mundo irão guardar para sempre na memória.
Serviço
SÃO PAULO
Data: 18 de outubro de 2025
Local: Allianz Parque
Horário de Abertura da casa: 16h
Classificação Etária: Entrada e permanência de crianças/adolescentes de 05 a 15 anos de idade, acompanhados dos pais ou responsáveis, e de 16 a 17 anos, desacompanhados dos pais ou responsáveis legais