Publicidade

Donald Trump diz que vai instituir uma “tarifa de 100%” sobre filmes produzidos fora dos EUA porque a “indústria americana está morrendo”

O presidente postou que Hollywood e outras áreas estão “sendo devastadas” devido a “um esforço conjunto de outras nações”, o que constitui uma “ameaça à segurança nacional”.
Donald Trump diz vai instituir uma “tarifa de 100%” sobre filmes produzidos fora dos EUA porque a “indústria americana está morrendo”

Publicidade

Em mais um delírio, o presidente estadunidense Donald Trump anunciou mais uma medida polêmica, dessa vez envolvendo a maior máquina de propaganda norte-americana: o cinema. O mandatário disse que seu governo vai aplicar uma “tarifa de 100%” sobre qualquer filme que chegasse aos EUA e não fosse produzido no país”.

Ele postou em sua plataforma Truth Social no domingo que autorizou o Departamento de Comércio e o Representante Comercial dos Estados Unidos a instituir a tarifa.

“A indústria cinematográfica americana está morrendo muito rápido”, escreveu ele. “Outros países estão oferecendo todos os tipos de incentivos para atrair nossos cineastas e estúdios para longe dos Estados Unidos. Hollywood e muitas outras áreas dos EUA estão sendo devastadas. Este é um esforço conjunto de outras nações e, portanto, uma ameaça à segurança nacional. É, além de tudo, mensagem e propaganda!”

“Portanto, autorizo ​​o Departamento de Comércio e o Representante Comercial dos Estados Unidos a iniciar imediatamente o processo de instituição de uma tarifa de 100% sobre todos os filmes produzidos em terras estrangeiras que chegam ao nosso país. QUEREMOS FILMES FEITOS NOS EUA, NOVAMENTE!”

Durante anos, produções de Hollywood migraram para países como Reino Unido, Austrália, Irlanda e Espanha em busca de incentivos fiscais.

Em conversa com a C-SPAN no domingo, Trump foi questionado sobre as tarifas e ele expôs brevemente sua postagem, colocando parte da culpa no governador da Califórnia, Gavin Newsom, além de outros países.

“Fiz uma pesquisa muito aprofundada na semana passada, e estamos fazendo pouquíssimos filmes agora. Hollywood está sendo destruída. Agora, temos um governador… grosseiramente incompetente que permitiu que isso acontecesse, então não estou culpando apenas outras nações, mas outras nações roubaram nossa indústria cinematográfica. Se eles não estão dispostos a fazer um filme dentro dos Estados Unidos, então deveríamos ter uma tarifa sobre os filmes que chegam. E não só isso, os governos estão, na verdade, dando muito dinheiro. Eles os estão apoiando financeiramente. Isso é uma espécie de ameaça ao nosso país, em certo sentido.”

Questionado sobre o comentário, um porta-voz do gabinete de Newsom disse: “Parece que é dia de distração novamente em Washington, DC”

Enquanto isso, os principais executivos do entretenimento dizem que isso seria devastador para a TV, e não apenas para o cinema.

Publicidade

Última atualização em: 5 de maio de 2025 às 1:13

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Área para Anúncios

Seus anúncios aqui (área 365 x 300)

Publicidade

Matérias Relacionadas

Se inscreva na nossa Newsletter 🔥

Receba semanalmente no seu e-mail as notícias e destaques que estão em alta no nosso portal

Categorias

Publicidade

Links Patrocinados