Oferecendo oportunidades a jovens com idade entre 16 e 25 anos tem início o “Minha Aldeia”, um projeto de cunho educativo, social e inclusivo que vai oferecer gratuitamente durante 5 meses uma capacitação em linguagem audiovisual a 30 jovens. Para concorrer a uma das vagas, é preciso que o candidato esteja dentro do perfil de vulnerabilidade social, ou seja aluno de escola pública ou morador do Centro e adjacências. Se enquadrando em qualquer um desses perfis, é preciso que possua o ensino regular concluído (ou o estejam cursando). Uma iniciativa da Criamos Agência de Cultura, a capacitação acontecerá principalmente na Cortiço Casa Cultural, na Lapa, num trabalho que preza pela promoção da difusão da linguagem audiovisual, formação de plateia, democratização do acesso ao audiovisual, desenvolvimento social, desenvolvimento de capacidade criativa e crítica dos jovens e ampliação de sua participação no mercado de trabalho do audiovisual.
As inscrições vão acontecer até o dia 7 de maio através do formulário virtual (https://forms.gle/hL9G6wGq9hZd9eeK8 ), que também está disponível na bio do perfil do Instagram do projeto @minhaaldeia_av. Na sequência, haverá um sorteio eletrônico para definir quem estará na turma, que terá 120 horas de aulas no total, com diversos conceitos do audiovisual, além de workshops e uma mostra com a exibição dos curtas-metragens produzidos no curso. O projeto também circulará em duas instituições públicas para exibição dos curtas desenvolvidos pelos alunos.

A grade está sendo montada com profissionais que atuam no mercado do audiovisual e que vão poder dar aos jovens um panorama completo deste segmento em seus mais diversos formatos: Ficção, Documentário e Jornalismo. “Os professores parceiros estarão prontos a esclarecer dúvidas e ajudar os jovens nesta jornada. As disciplinas serão: Informática, História do Audiovisual, Conceitos Básicos do Audiovisual, Roteiro, Jornalismo e Audiovisual, Produção Executiva, Assistência de Direção, Produção, Direção, Direção de Arte, Atuação, Câmera, Fotografia, Iluminação, Captação e Edição de Som, Edição, Finalização, Videografismo e Animação”, enumera André Glasner, diretor da MultiRio que é também o idealizador e supervisor técnico do projeto.
CRONOGRAMA DO PROJETO “MINHA ALDEIA”
21 a 07/05 – Período de inscrição
07/05 – Sorteio e divulgação
12/05 – Matrícula e Aula Inaugural (presencial no Cortiço Casa Cultural – Rua Joaquim Silva, 105 – Lapa)
12/08 – Fim das aulas
13/10 – Entrega do curta-metragem
20/10 – Formatura / Première
21/10 a 15/11 – Circulação nas Escolas