O conclave terminou e a a Igreja Católica tem um novo papa. A fumaça branca foi expelida pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, nesta quinta-feira (8).
O cardeal eleito é Robert Francis Prevost, que escolheu o nome de Leão XIV. Ele vai substituir o Papa Francisco, falecido há 17 dias por conta de um AVC e insuficiência cardíaca.
A eleição do novo pontífice veio após uma fumaça preta ainda na manhã desta quinta-feira e outra na rodada inicial, na quarta-feira (7).
A missão do novo Papa é seguir as reformas do Papa Francisco, que promoveu reformas históricas e aproximou a Igreja de um catolicismo mais próximo aos fiéis, que são mais de 1,3 bilhão de pessoas pelo mundo mas que vêm diminuindo gradualmente.
A multidão de fiéis, turistas e curiosos que acompanhou a escolha do papa de pé por horas na praça São Pedro também confirmou que a Igreja Católica segue despertando atenção e protagomismo mundial, mesmo com a perda gradual de seguidores.
Nos momentos de pico, durante os horários aproximados para que a fumaça fosse expelida após a votação, o público que ocupava a praça chegou a 45 mil pessoas, segundo o Vaticano.
No momento do anúncio, milhares estavam reunidos na praça São Pedro e houve comemoração, abraços e choros ao verem a fumaça branca.