Publicidade

Ministério da Igualdade Racial inaugura, na próxima terça-feira (30), a primeira Casa da Igualdade Racial de Minas Gerais

Equipamento será instalado em Itabira (MG) e integra serviços de apoio psicológico, social e jurídico especializado para vítimas de discriminação e crimes raciais
Ministério da Igualdade Racial inaugura, na próxima terça-feira (30), a primeira Casa da Igualdade Racial de Minas Gerais

Publicidade

O Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com a Prefeitura Municipal de Itabira (MG), inaugura na próxima terça-feira (30) a primeira Casa da Igualdade Racial do estado de Minas Gerais. O equipamento público, que oferece acolhimento a vítimas de racismo, é o quinto do tipo no país .

A ministra da Igualdade Racial, Rachel Barros, destacou o caráter emancipatório da iniciativa e a importância da escolha do município, que possui forte influência do movimento negro organizado e população majoritariamente autodeclarada preta e parda. “É com muita alegria que avançamos com essa política para o estado de Minas Gerais. O Governo do Brasil seguirá com o fomento de iniciativas inclusivas e antirracistas por todo país”, afirmou .

Serviços oferecidos pela Casa

A Casa da Igualdade Racial foi instituída pelo Decreto nº 12.514 de 2025 como estrutura permanente de enfrentamento ao racismo, promoção de direitos e fortalecimento da população negra . O espaço integra serviços de apoio psicológico, social e jurídico especializado para vítimas de discriminação e crimes raciais, além de fomentar iniciativas de desenvolvimento pessoal e profissional .

As ações desenvolvidas na unidade estão organizadas em cinco eixos principais: Justiça Racial (apoio jurídico, social e psicológico); Inclusão Produtiva (com foco em jovens e mulheres negras); Cultura e Educação (atividades baseadas em saberes afro-brasileiros); Fortalecimento Comunitário (espaço de convivência e diálogo); e Articulação e Pactuação (parcerias com instituições públicas) .

A primeira unidade foi inaugurada no Rio de Janeiro em março de 2026, seguida por Fortaleza (CE) em abril, Pelotas (RS) também em abril, e Salvador (BA) em junho . A previsão é que novas Casas sejam lançadas ainda em 2026 em Contagem (MG) e em outras localidades, ampliando a presença da política pública em diferentes regiões do país .

A ministra Rachel Barros, socióloga e a segunda mulher negra a ocupar o cargo, ressaltou que a igualdade racial é um tema central e transversal às demais ações do governo federal, e que a pasta tem o papel de apresentar à sociedade os avanços conquistados para garantir políticas efetivas de redução das desigualdades .

Serviço

O que: Inauguração da Casa da Igualdade Racial em Itabira (MG)
Onde: Praça Dr. Acrísio Alvarenga, Centro, Itabira
Quando: Terça-feira (30), às 14h30
Tour para imprensa: 13h30 (credenciamento prévio obrigatório pelo e-mail imprensa@igualdaderacial.gov.br)

A ministra atenderá a imprensa logo após a cerimônia. Profissionais de comunicação interessados na cobertura devem enviar número de documento, veículo, função e contato para o e-mail de imprensa .

Publicidade

Última atualização em: 27 de junho de 2026 às 13:12

Siga-nos no

Google News

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Área para Anúncios

Seus anúncios aqui (área 365 x 300)

Publicidade

Matérias Relacionadas

Se inscreva na nossa Newsletter 🔥

Receba semanalmente no seu e-mail as notícias e destaques que estão em alta no nosso portal

Categorias

Publicidade

Links Patrocinados